terça-feira, 10 de março de 2015

Regresso aos Dias Felizes

estação dos caminhos de ferro do Pinhal Novo, anos 80

Em 1985 poucos sabiam o que raio era a internet.

Gastavam-se horas frente à televisão a ver a novela brasileira "Roque Santeiro" ou a portuguesa "Chuva na Areia", a tal em que o Caniço perde o pirilau.
Assistíamos também a nova leva de piadas do Herman com "Hermanias", sucessor de "O Tal Canal", ou o policial-cómico "Duarte e Companhia".

Na música Madonna e Michael Jackson dominavam e o Live Aid juntou uns 525 cantores por uma boa causa.

Ainda nos divertíamos com os cubos mágicos, mas os mini games da Nintendo começavam uma história que ainda não terminou.

No desporto, a 10 de Março, Cristiano Ronaldo tinha pouco mais de um mês mas já dava 37 toques com a chupeta e o FC. Porto e o Benfica disputavam o campeonato o que deprime um sportinguista que constata que nesta área nada mudou...

Ramalho Eanes era o Presidente da República e Mário Soares o 1º Ministro, até Novembro. Seguiu-se... Cavaco Silva, que anda há 30 anos nisto, sendo que só pareceu estar vivo nos primeiros quatro.

Fomos ao cinema ver "Os Goonies", "A Jóia do Nilo", "África Minha" ou o meu filme fétiche, "Regresso ao Futuro", em que Michael J. Fox entra num DeLorean e viaja trinta anos no tempo, de 1985 a 1955.
E assim começa a nossa história.

Um Blog com o Melhor dos Anos 80 e de Outros Anos Dourados

Paradoxalmente vai ser a internet, quase desconhecida em 1985, a nossa máquina do tempo para voltarmos atrás 30 anos tal como Marty McFly.

Esta maravilha tecnológica, que permite encontrar amigos no Japão e que ao mesmo tempo nos afasta dos mais próximos, tem sido utilizada pelos nostálgicos inveterados para recuperar, reviver, compilar e partilhar tudo o que nos fazia felizes em matéria de filmes, músicas, histórias, fotos de infância.

O "Pretérito Perfeito" não é apenas mais um blog dedicado à nostalgia.

Foi planeado com paixão nos últimos anos, tem secções absolutamente inéditas na internet e, acima de toda e qualquer diferença, sendo "o meu blog", é certo que as recordações serão apresentadas com um humor de uma patetice atroz, inclusive com referências às (tristes) figuras públicas dos dias de hoje.

O primeiro post/texto deste blog foi publicado a 17 de Fevereiro, exactamente com a mesma frase desta postagem que marca a divulgação/inauguração oficial desta aventura ("Em 1985, poucos sabiam o que raio era a internet") e centenas de outros se seguirão dentro de mais alguns dias, com recordações musicais, televisivas, cinematográficas, publicitárias e, entre tantas outras, recordações pessoais, estórias de infância, memórias de um puto agora com mais de 40 anos, que finalmente sabe como viajar no tempo, voltar atrás 30 anos e descobrir que houve um Pretérito Perfeito.

Bem vindos!

Sem comentários:

Enviar um comentário