quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

J'aime la Vie - Sandra Kim

Sábado, 03 de Maio de 1986.
Perto da meia-noite.

Muitos anos antes das cantoras com barba, das fantasias de monstro, dos duos lésbicos e do lobby gay, Sandra Kim vence o Festival da Eurovisão.

E tudo com uma cançãozinha doce, positiva, sem pretensões.
Foi a noite em que todos cantámos "J'aime la Vie".

Eu tinha 14 anos, Sandra Kim só 13 (mentia dizendo que tinha 15), mas mesmo a distância entre Portugal e a Noruega, onde se realizou o Festival, não impediu que me apaixonasse ali, naquele momento, pela loirinha belga.

Sandra Kim conseguia o seu one hit wonder e eu, uma melodia para cantar a toda a hora.

"J' aime la Vie" transmitia o gosto da jovem Sandra pela vida (não é difícil quando se tem 13 anos), nomeadamente comer gelados, sair com os amigos ou ouvir música no walkman.

Obteve pontos de todos os países, mas correu o risco de ser desqualificada, precisamente por causa dos 13 anos da cantora, mas a Eurovisão fez ouvidos moucos para os protestos, porque só tinha ouvidos para esta canção que significava, ao mesmo tempo, que ainda não era o tempo de abandonar as melodias cantadas em francês.

Antes de recordarmos Sandra Kim e o "J'aime la Vie", em 1986, aqui fica um salto no tempo para 2011, quando o tema assinalou as bodas de prata.
Uma Sandra Kim, com 38 anos, replicando as cenas do vídeo de 1986.
Aqui.

E aqui em baixo, la vie en rose de Sandra e de todos os que éramos jovens em 86.
A vida parecia vir a ser feita em tons de algodão doce, não era?
Mas nem tudo é sopa de nabos.
Há que ter fé e cantar "J'aime, j'aime la vie"!

Sem comentários:

Enviar um comentário